top of page
Ativo 1.png
Ativo 2.png

27-30

ABRIL

Informações Importantes ( atualizadas!!!)

[a] certificados de participação - (previsão de conclusão - final de junho). Fiquem atentos aos e-mail (caixa de spam), pois o sistema da UFRRJ - SIGAA - está emitindo informações sobre cadastramento no evento e lá você poder ter acesso ao certificado.

[b] Disponibilização dos Anais do evento dos Resumos expandidos - final de Julho/primeira quinzena de Agosto.

[c] lista de Trabalhos Indicados para Envio do texto completo < Clique Aqui > 

[d] Nova Data para Envio de trabalhos completos: 30 de junho.  A elaboração dos trabalhos completo obedecerão as normas em  <<clique para ver as normas >> 

 

[e] Devem enviar por email: secbaixadafluminense@gmail.com

Programação e Atividades

Seminário Virtual

- online e gratuito -

Transmissão das Mesas e Lançamentos de Livro pelo Canal do CEDIM no Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCCX8G4aH0IyE90J05RaLCKg

Informações sobre os GTs​:

  • As apresentações de trabalhos nos GTs (eixos Temáticos do evento) ocorrerão em salas virtuais descentralizadas. Favor observar na lista a Sala virtual e plataforma que seu trabalho está inserido .As plataformas utilizadas nos GTS serão: GOOGLE MEET, ZOOM e JITSI.

  • As sessões serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no canal do CEDIM no Youtube.

  • Cada expositor terá em média 10 e 15 min. para apresentação. O tempo poderá variar de GT, de acordo com a quantidade de trabalhos a serem apresentados. 

  • Na exposição o apresentador(a) poderá ser compartilhado a tela do PowerPoint ou PDF.

  • Recomendamos entras nas salas com 15 mim de antecipação.

  • A lista com o Link de acesso as salas dos Gts será enviado por e-mail aos autores e inscritos com ouvintes

Descrição do evento

    

A Baixada Fluminense, área integrante da Região Metropolitana do Rio de janeiro, conhecida popularmente pela representação de pobreza, altos índices de violência e baixos indicadores sociais, vem passando por profundas transformações. Estas incluem desde questões da esfera política, marcadas pelas emancipações nos anos de 1990 e na dinamização da dinâmica eleitoral, até o aparecimento de novos investimentos na região, seja no ramo imobiliário, seja no industrial.

    Ao lado disso, não se pode ignorar as dinâmicas culturais que se expandem através da criação de grupos de dança, música, teatro, entre outros, até a consolidação de instituições de pesquisa sobre a história da região, cujo as ações reverberam o pulsar sócio-político da Baixada. Para além destas questões, verifica-se também a consolidação e expansão de centros de educação superior na Baixada e, concomitante a isto, a emersão de pesquisadores que incorporam temáticas e questões diversas dessa área em suas agendas. Contudo, percebemos a necessidade de articulação destas iniciativas com a finalidade de reunir as contribuições das pesquisas sobre essa Baixada contemporânea e também de construção de pautas propositivas para questões e demandas regionais – respeitando as singularidades municipais.

    A multiplicidade dos fenômenos sociais, políticos e econômicos que se desencadeiam na Baixada Fluminense, revelam por si só a amplitude das questões abordadas pelos diferentes campos de conhecimento - como Geografia, História, Sociologia, Antropologia, Letras, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, entre outras. Partindo de seus preceitos e métodos próprios, elas podem contribuir para a compreensão e o alargamento do conhecimento que pode servir entre outras coisas: [a] à popularização da história e dos fenômenos sociais locais da região; [b] à aproximação das pesquisas de forma complementar e sistemática; [c] à disseminação de práticas pedagógicas, capazes de colaborar com a educação básica na região; [d] à sistematização de informações importantes, que possam ser sustento para a elaboração de políticas públicas, de forma horizontalizada.

    Neste sentido, o 4ª Seminário de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense  além de buscar consolidar a iniciativa de articular e discutir questões,  reune proposições, que balizam as ações coletivas dos estudos contemporâneos na Baixada. Buscar-se-á refletir sobre a atual conjunta econômica e política a que essa região está submetida.  O ano de 2020 foi marcado por um período pandêmico que é acompanhada por uma profunda crise econômica e crise política a institucional que perpassa diferentes escalas (da Baixada ao Brasil). Nesse sentido, as mesas temáticas que farão parte do evento buscam problematizar questões inerentes a Baixada, sem deixar de refletir sobre elementos que abarcam a multiplicidade brasileira.

   Outrossim, o referido evento busca a articulações entre as diferentes instituições sediadas na Baixada Fluminense, entre diferentes grupos de pesquisa e entre diferentes movimentos sociais. Por isso, convidamos pesquisadores, gestores públicos, estudantes, professores para participar, compartilhar e solidificar suas pesquisas e temas de interesses sobre os estudos regionais e territoriais que abarquem a realidade territorial Baixada Fluminense. Com o intuito de fortalecer essa articulação, e para além das mesas de debate, o evento contará também com a apresentação de trabalhos. Estes serão divididos e estruturados em cinco eixos, seguindo uma filiação temática: Questão Urbana, Questão Econômica, Questão Ambiental, História e Cultura Regional, Educação e Produção Social do Conhecimento; e Território e Saúde. Receberemos submissão de pesquisas concluídas ou em andamento sob o formato de resumo expandido.

Contate-nos

Programação Geral 

Programação Geral_4secbf_ok.png

MESAS E PALESTRANTES

Submissões de Trabalho  (ENCERRADO)  

Os resumos expandidos devem conter entre 2 e 5 páginas e ser apresentado de forma coerente, com (I) introdução, (II) apresentação do objeto, (III) metodologia e (IV) resultados parciais e/ou finais. Estes devem ser escritos em Times Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e com referências bibliográficas seguindo as normas da ABNT. O título deve estar em caixa alta, com tamanho 14. O nome, filiação institucional, e email devem estar em tamanho 10, logo abaixo do título. Estes serão publicados nos Anais do Seminário.

 

O envio do Resumo expandido  deve ser enviado em formato word (ou similar) até 28 de março, pelo email: secbaixadafluminense@gmail.com , indicando o título do trabalho e o eixo temático pretendido no corpo do e-mail.

OBS : Os melhores trabalhos apresentados serão selecionados para compor dossiês em Revistas e Publicações em Livro com o texto expandido que deverá conter entre o mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas, devem ser enviados até 31 de maio secbaixadafluminense@gmail.com

 

- Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados em 8 de abril de 2021 -

 

Apresentação de Trabalho ocorrerá em plataforma virtual.
[Link será enviado pela coordenação do evento para aqueles que apresentarão seus trabalhos e os interessados no eixo temático que realizaram sua inscrição prévia]

Palestrantes

Organização

Cedim.png
Logo PPGGEO.jpg
LAGEP_logo.jpg
Logo ASAMIH.png
bottom of page